segunda-feira, 30 de maio de 2016

Importância da Produção de Moda e Beauty em Ensaio Fotográfico!

Olá, gente!! Bom dia.

O post de hoje é super legal porque vamos falar de dois elementos que, diga-se de passagem, são fundamentais em qualquer ensaio fotográfico: produção e beauty.

Embora sejam mais frequentes em ensaios de moda, para ensaios pessoais eles também devem ser requisitados pois fazem total diferença! São eles que vão garantir que o cliente consiga traduzir sua personalidade e essência no resultado final!

Vejamos o que fazem estes profissionais:

O profissional de produção é responsável pela montagem de uma imagem de moda, e é quem escolhe e reúne as roupas e os acessórios que vão ser fotografados, usados ou expostos. 

Mas sua função vai além de definir o look: toda a temática da produção pode passar por suas mãos, desde a locação do ensaio, concepção de maquiagem e cabelo e até a escolha da modelo (em caso de campanha).

Ainda, ele é o profissional certo para saber o que mais valoriza o corpo e os atributos de determinada cliente.

É um profissional ligado à área de moda, e por isso tem um olhar crítico e especial no que diz respeito ao contexto das fotos e junto com o fotógrafo ele recria o conceito fotográfico de acordo com o briefing do cliente.

Já o profissional de beauty (que significa "beleza" em inglês), é a pessoa quem vai caracterizar a modelo, justamente executando a make-up (maquiagem) e cabelo. A ideia é que esses elementos devem sempre conversar com cenário e roupa, e portanto, agregar real valor à produção.

Este é o profissional que vai saber fazer uma boa make, e inclusive saber as diferenças que existem entre uma make de evento para uma própria para ensaios, por exemplo.

Ele é como se fosse, em uma analogia simples, o acabamento de uma linda peça de cerâmica. Adianta a peça estar pronta (imagine que a peça é o cliente devidamente vestido e dentro do cenário) sem que ele esteja devidamente "ornamentado", isto é, embelezado para o que vem a seguir? 

Bom, nós sabemos (por experiência própria) que não adianta.

Por isso, produção e beauty são dois elementos que juntos tornam a produção imediatamente mais elaborada, e portanto, com maiores chances de destaque e de cumprir as expectativas do cliente em 100%.

Abaixo, para ilustrar um pouquinho como ocorre a dinâmica desses profissionais, juntamente com o terceiro elemento que é o fotógrafo, vamos mostrar resumidamente em imagens:

Aqui acima nós temos imagens que foram escolhidas como referência para o conceito de nosso ensaio.


Já nessa outra composição de fotos, temos referências de make: boca nude, olhos esfumados e cabelo levemente ondulado.



Aqui acima, temos algumas poses de diferentes ensaios para servir de inspiração para dirigirmos a modelo da melhor forma.



Depois foi realizada a escolha da modelo, que deveria ter um perfil que se encaixasse com o que foi imaginado conceitualmente.


Aqui, temos a locação escolhida, que foi antecipadamente pensada, e claro, que também deve "casar" com os outros elementos escolhidos.



E nessas outras duas fotos, alguns dos looks que foram montados para produção das fotos.

Ufa!!! É bastante coisa, não é?


Então antes de propriamente "bater as fotos" existe muito trabalho por trás, e que não seria tão bem executado se esses três profissionais não estivessem juntos, pensando em cada detalhe!

É realmente um trabalho de equipe, e que, certamente, é garantia de sucesso, como você vê abaixo no resultado final:








Fotografia: MauLoa Fotografia
Produção: Letícia Dal Bello
Beauty: Aliussa Rossini
Modelo: Bruna Santos (Agência Donaire)
Locação: Passeio San Miguel


E aí, o que acharam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário